quinta-feira, 23 de junho de 2011

Publicaram!!! O Site WIKILEAKS BRASIL publicou comentário.



PUBLICADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AGORA É ESPERAR AS AÇÕES DOS AMIGOS...

Comentário: 23/06/2011
Bruno Cittadin
Caros amigos, Sou morador da Praia da Garopaba do Sul (Cabo de St. Marta Grande) onde está situado o MAIOR SAMBAQUI DO MUNDO, juntamente com outros dois de proporções similares. Nós da comunidade juntamente com AMBIENTALISTAS, ECOLOGISTAS, PERMACULTORES, COMERCIANTES, METALURGICOS, PESCADORES, GEÓLOGOS,SURFISTAS, CONSTRUTORES E AGRILCULTORES, precisamos URGENTEMENTE de apoio para pequenas ações como citadas abaixo: ** PLACAS INDICATIVAS: Indicação de Sambaquis, alerta de restinga e fauna(aves), demarcação de area de tráfego de pedestres e bicicletas, proibições e disque denúncia; ** LIXEIRAS: Padrão menor resistente a ação do vento e maresia para visitantes e moradores que ali passeiam ou trabalham e padrão maior para coleta de catadores e melhor distribuição do material, os dois padrões na configuração (VIDRO, PLASTICO, PAPEL, METAL E ORGÂNICO); Amigos essas ações ajudariam muito a manutenção do PARQUE ARQUEOLÓGICO DO SUL, mas de toda verbal destinada a essas ações, valores que já ultrapassam 500 mil reais, somente uma placa de SAMBAQUI 500m nós da comunidade identificamos. Não podemos esperar ações do poder público municipal,infelizmente, devido a falta de estrutura física e intelectual do governo municipal a muito deixa a desejar aos seus cidadãos. Espero que com a ajuda e compreenssão dos amigos possamos juntos fortalecer a ecologia e o naturismo da região do CABO DE SANTA MARTA GRANDE e assim manter o equilibrio socio-ambiental e garantir o patrimonio histórico mundial. um abraço aos críticos de boa fé e aguardo um contato por favor, Bruno Cittadin (47) 9672-1211

domingo, 19 de junho de 2011

ATENÇÃO: IPHAN x PMJ, quem vai assumir os SAMBAQUI`S

Neste vídeo o Diretor do IPHAN, orgão que atua no ministério de cultura e é responsável pela manutenção dos sítios arqueológicos e patrimonio histórico da humanidade, desabafa comentando que a AÇÃO quem deve tomar inicialmente é o MUNICÍPIO, pois são necessidades básicas a serem tomadas mas que não há sinal delas em prática. "O municício não tem noção da IMPORTÂNCIA que esses sítios arqueológicos representam para a humanidade" E fala sobre a necessidade da criação do PARQUE ARQUEOLÓGICO SUL, que devemos fomentar junto a UNESCO para tombamento.

http://www.youtube.com/watch?v=QTOYxkdoJ5A

O Sambaquieiro: http://www.jaguaruna.com/perfil/sambaquis.htm

O Povo Sambaqui (Segundo IPHAN/PM-Jaguaruna)

O grandes amontoado de conchas encontrados na costa marítima de Jaguaruna, que há pouco tempo cogitou-se ser um conglomerado natural de moluscos, na verdade foram formadas pelos sambaquieiros, tribos indígenas que habitaram a região entre cinco mil e mil anos atrás.
Inicialmente, pesquisadores concluíram que os sambaquis representavam o local de habitação dessas tribos, no entanto, arqueólogos de vários lugares, que estudaram por completo um dos 31 sambaquis da região, concluíram que o sambaqui analisado, conhecido como Jabuticabeira II, serviu apenas como cemitério e não como ponto de habitação, conforme estudos anteriores.
Há indícios de que os outros sítios da região tiveram a mesma função. Segundo os arqueólogos, os indígenas sabiam que as conchas neutralizavam a acidez do solo. Por esse motivo, aproveitavam os pequenos concheiros naturais, como base para fazer o funeral de seus antepassados.
Excelentes pescadores, os indígenas utilizavam botes e redes para apanhar peixes, fato constatado através de estudos dos esqueletos humanos encontrados que comprovaram maior uso da força nos membros superiores do que nos inferiores, além de resquícios de espécies aquáticas encontradas somente em águas profundas. Esses povos dominavam também o artesanato, com a confecção de formas de pequenos animais e de objetos líticos, como machadinhas e pesos para redes de pesca.
Pesquisas comprovaram ainda, que a quantidade de alimentos coletados e retirados da pesca era suficiente para fixá-los no local e torná-los sedentários. A prova disto foi a constatação de que nos rituais fúnebres eles colocavam junto ao corpo, alimentos, peixes e estacas para demarcar o lugar. Foi através desses vestígios que os especialistas dataram as diferentes camadas encontradas, ou seja, com o passar do tempo, os indígenas cobriam os corpos, deixando pronto o local para um novo sepultamento. Estima-se que este sambaqui ficou na ativa por 800 anos, sendo enterradas cerca de 43000 pessoas.
Há hipóteses de que, além da escassez de alimentos, a civilização Tupi-Guarany – tribo indígena com hábitos canibais - que chegou à região por volta de 2000 anos atrás tenha contribuído para o desaparecimento das tribos dos sambaquis.
No litoral norte do município, nos balneários Dunas do Sul e Nova Camboriú estão fixados os sete maiores sambaquis. No primeiro balneário estão Laranjal I II e III , Encantada e Garopaba do sul, que é considerado o maior do mundo em extensão. No balneário Nova Camboriú estão os sambaquis da Figueirinha I e II.

Publicação do Site de AMBIENTALISTAS: wikileaksbrasil.net.br/ambiente/farolsantamarta.html



Publicamos no site (http:/WIKILEAKSBRASIL.NET.BR) onde é discutido as ações dos AMBIENTALISTAS que atuam no CABO DE SANTA MARTA GRANDE, ONGS que buscam melhorias a estrutura de manutenção do PARQUE ARQUEOLÓGICO DO SUL, onde estão localizados os sambaquis da GAROPABA DO SUL E DUNAL DO SUL. Agora é esperar para ver se há verdadeiramente uma intenção de ajudar ou são somente mais burgueses interessados no mercado turistico e imobiliário da região. Vamos aguardar!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ENGENHARIA SAMBAQUI

O Homen Sambaqui herdou práticas pesqueiras, junções da atividade primitiva de caçar. Tendo como objetivo o Alimento animal, o cidadão, já organizado em um núcleo social que, para nós foi discrito pelos tupys-guaranis, tamba - qui , mas em realidade uma sociedade organizada que atuava no setor de análises astronomicas e calculos precisos dos astros, que na região são bem visiveis. O Homen observava e registrava, e suas principais referencias eram os montes de conchas e tumbas que hoje apontam constelações impressas no cabo de santa marta grande, região do Farol de St. Marta. Hoje a atividade pesqueira ainda predomina na região, sendo que a Garopaba do Sul e o Camacho produzem grandes parcelas dos pescados da região, tendo como principais pescados as tainhas, camarão, pampo, corvina e anchova. Quem sabe um dia o povo do cabo de st marta não seja o proprio povo SAMBAQUI atuando no desenvolvimento da regiao, sempre observando os astros e administrando muito bem os recursos da região.





Obra de Willy Zumblick



No meu ponto de vista é a melhor interpretação artística no que se refere ao POVO SAMBAQUI, Willy Zumblick, Artista de espirito único entre nós sulistas transformou, ou melhor, moldou a aquarela em essa brilhante obra.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cabo de Santa Marta Grande



A região sul do Cabo de St Marta Grande, próximo da Praia da Garopaba do Sul até a Praia Dunas do Sul está posicionado o maior parque de SAMBAQUIS do mundo. Aqui está situado o MAIOR SAMBAQUI DO MUNDO, que é rodeado por outros dois de tamanho proporcionals. Os três formam uma espécie de alinhamento com o cinturão de Orion (constelação de ORION) as TRES MARIAS para nós do Hemisfério sul.
Minha hipótese, é que estes Sambaquis foram utilizados para fins ASTRONOMICOS. A civilização que habiatava a região a 5 000 a 7 000 anos atrás (talvez 10 000) deixou essa marca, junto a inúmeros rituais e sepulturas no mesmo local.
O IPHAN, orgão Brasileiro que atualmente é o responsável pelo "parque" é lento nas ações de zelo do patrimonio histórico da humanidade. Sou morador da região, e caminho quase que todos os dias pelo parque e vejo grandes quantidades de lixo, marcas de buggies, motocross e veiculos 4x4, que depedram o lugar corroendo o patrimonio. Grande abraço a todos.


or English

The southern Cape of St Marta Grande, near Garopaba do Sul Beach and Dunas do Sul Beach is the largest SAMBAQUIS park in the world. Here is situated the WORST SAMBAQUI OF THE WORLD, which is surrounded by two other of proportional size. The three form a sort of alignment with the Orion belt (ORION constellation) the THREE MARIES for us from the southern hemisphere.My hypothesis is that these Sambaqui's were used for ASTRONOMIC purposes. The civilization that inhabited the region 5,000 to 7,000 years ago (perhaps 10,000) left that mark, along with numerous rituals and graves in the same place.The IPHAN, the Brazilian organ that currently is responsible for the "park" is slow in the actions of zeal of the historical patrimony of humanity. I am a resident of the region, and I walk almost every day through the park and see large amounts of garbage, brands of buggies, motocross and 4x4 vehicles, which deped the place eroding the heritage. Big hug to all.